×
Blog

Saiba tudo sobre cachos e conheça as diferentes técnicas de definição

8 de outubro de 2020
poder-do-cacho

O tema “Liberdade Capilar” nunca fez tanto sucesso entre as cacheadas. Com o fortalecimento da autoestima feminina, as mulheres têm buscado encontrar o cabelo que lhes represente e que enalteça sua beleza particular.

No mundo dos cachos, o processo de transição capilar e a volta das ondas perfeitas são temas unânimes.  E eu como amante da liberdade da mulher de ser linda do seu jeito e do jeito que quiser não poderia deixar de abordar esse tema.

Confesso que não sou expert dos cachos, meu cabelo está mais para ondulado, mas o tema tem sido tão frequente e vejo tanta paixão das cacheadas sobre modelagem dos fios, que resolvi trazer esse tema aqui no Blog. Se você é cacheada ou crespa sabe do que eu estou falando.

A melhor forma de conquistar um cacho perfeito é cuidar desse cabelo fazendo um cronograma capilar rigoroso e apostando nas técnicas de finalização. Em conversa com muitas cacheadas vi que existem muitas técnicas e cada uma traz um resultado diferente.

Para falar de cada técnica, conversei com muitas cacheadas e vou trazer hoje três das técnicas mais conhecidas de finalização de cachos: fitagem, dedoliss e também o plopping, que é a novidade que está fazendo a cabeça das cacheadas pela simplicidade e pelo resultado.

Descobri que um dos métodos mais conhecidos para definir os cachos, a fitagem faz sucesso por garantir definição não somente no dia que é feita, mas também no day after, já pensou que incrível! Essa técnica de pentear o cabelo utilizando os dedos e um creme de pentear ou finalizador de cachos com alto poder de definição faz com que os cachos se formem mais facilmente.

O dedoliss é bem sugestivo, o nome da técnica já diz tudo sobre como fazê-la: você irá literalmente utilizar seus dedos como se fosse babyliss, para definir os cachos.

O bom desse método é que ele não exige nenhum acessório, além de um bom creme de pentear específico para cachos. Após aplicar o creme, basta enrolar pequenas mechas de cabelo entre os dedos para moldar os cachos.

A novidade do momento é a técnica do plopping. Amei conhecer esse método porque é um dos mais simples, e é ideal para quem não usa difusor e, mesmo assim, não quer aparecer com os fios muito molhados.

Ao mesmo tempo que define e diminui o frizz, essa técnica ajuda a secar, usando apenas um creme de pentear e uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, já que a toalha de banho não é recomendada na secagem dos cabelos por gerar atrito nos fios e causar frizz.

Depois de lavar, hidratar e aplicar creme de pentear com os fios bem molhados, basta pegar a toalha ou camisa e amassar os cabelos tirando todo o excesso de água.

Depois, é só espalhar o pano na cama e, jogando a cabeça para baixo, colocar os fios em cima dele enrolando as laterais da toalha/camisa como se estivesse enrolando um bombom, e amarrando as pontas atrás, formando uma touca. O segredo acontece quando você deixa agir nos cabelos durante 20 minutos ou mais.

Para quem tem tempo e deseja um resultado com cachos ainda mais definidos, a dica é unir esse método à técnica de fitagem, que deverá ser feita antes de colocar os cabelos na toalha.

Independente de qual técnica você escolher para obter cachos perfeitos, alguns cuidados são fundamentais para garantir não somente a manutenção dos cachos, mas também a saúde e vitalidade do cabelo e isso vale para todos os tipos de fios.

O autoconhecimento tem sido o grande aliado das mulheres no cuidado com as madeixas. O que se sabe sobre os cachos é que geralmente são mais quebradiços e frágeis, acumulam eletricidade e são mais difíceis de pentear.

Entendendo a complexidade desse fio vemos que a lavagem do cabelo é uma etapa fundamental para proporcionar a boa lubrificação dos cachos.

A dica de ouro é apostar na etapa de nutrição durante o cronograma capilar, além de aplicar o shampoo apenas na raiz do cabelo e o condicionador apenas no comprimento.

Não esqueça que um bom finalizador vai garantir que seu cabelo fique definido por mais temp. Na Alyne Cosméticos existe uma linha específica e completa para definição de cachos contendo além de shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear o ativador de cachos para um cuidado mais completo.

Administrador

Compartilhe esta página: